O que é um gateway de pagamentos?

O mercado mundial vive intensa transformação digital e no Brasil não seria diferente. Em 2019 fechamos o ano com um crescimento de 13,5% em vendas online, comparado ao ano de 2018.

A pesquisa da Mastercard SpendingPulse™, mostra o rápido aumento de e-commerces e a expansão de modelos de negócios como lojas virtuais, visto em diversos varejistas.

Diante o aumento da concorrência pelas vendas online, os consumidores buscam variedade, agilidade e segurança nas formas de pagamento dos e-commerces e é exatamente esse o objetivo do Gateway de Pagamentos. 

Mas, o que é um Gateway de Pagamento?

É uma interface que realiza o envio de dados bancários entre o consumidor, o vendedor, as instituições bancárias e as principais adquirentes do mercado. Tudo isso ocorre durante uma compra online. Sendo assim, o gateway de pagamento é imprescindível na estrutura de um e-commerce.

O surgimento do gateway aconteceu com o objetivo da redução de custos de desenvolvimento, operação e tempo. E tem como suas principais características :

  • Interligar um e-commerce com as operadoras e os bancos
  • Customização para qualquer tipo de checkout e cobrança
  • Fornecimento de ferramentas para o e-commerce realizar a gestão de risco

E como funciona?

De forma simplificada o gateway de pagamento funciona como uma máquina de cartões, mas abaixo você pode ver o passo a passo do funcionamento:

Confira os principais conteúdos sobre Meios de Pagamento

Categorias

Quer saber mais sobre o tema?

R. Pamplona, 145 – Jardim Paulista São Paulo – SP, 01405-900